Notícias: Geral

Em um ano, Centro de Zoonoses de Santiago realizou mais de 1.600 castrações de cães e gatos

Metade dos procedimentos foi realizado através do Castramóvel nos bairros de Santiago, em parceria com a união das associações de moradores.

15 de Setembro de 2022 às 09:04
Para ter acesso ao serviço do Castramóvel, a população deve procurar os Centro de Referência e Assistência Social e efetuar a inscrição. Cada família tem direito a levar três animais para o procedimento.
Para ter acesso ao serviço do Castramóvel, a população deve procurar os Centro de Referência e Assistência Social e efetuar a inscrição. Cada família tem direito a levar três animais para o procedimento.

O secretário de Saúde de Santiago, Éldrio Machado, apresentou por meio de um vídeo os números positivos alcançados pelo Centro de Zoonoses relativos ao número de castrações realizadas em um ano.

Nesse período de tempo, ao todo, foram realizados mais de 1.600 procedimentos cirúrgicos deste tipo em cães e gatos, sendo mais de 800 no ambiente do Centro de Zoonoses, além de outras 800 através do Castramóvel nos bairros de Santiago, em parceria com a união das associações de moradores.

O Centro de Zoonoses e o Castramóvel contam com três veterinários, equipe de suporte técnico e estagiários do curso de Medicina Veterinária da URI Câmpus Santiago.

Éldrio Machado também destacou outros bons resultados deste trabalho, que são o controle de zoonoses e do crescimento populacional de cães e gatos abandonados ou em situação de risco, especialmente nos bairros de Santiago. Para tanto, já está sendo realizada a chipagem dos animais ligados ao Centro de Zoonoses ou que recebem algum tipo de atendimento, seja cirúrgico ou ambulatorial (castrações também fazem parte desta iniciativa). Cada animal recebe um chip e passa a ser controlado pelo sistema de informações do Centro de Zoonoses.

SOBRE O CASTRAMÓVEL:

O Castramóvel é um veículo transformado em unidade ambulatorial veterinária itinerante, adaptado para a castração e atendimento móvel veterinário de cães e gatos de rua, com o objetivo de promover o controle populacional dos animais e minimizar os impactos de abandono e maus-tratos. Para ter acesso ao serviço do Castramóvel, a população deve procurar os Centro de Referência e Assistência Social e efetuar a inscrição. Cada família tem direito a levar três animais para o procedimento, que inclui também o retorno pós-operatório para retirada dos pontos.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral