Vem aí o trem bala serrano!
19 de Julho de 2021 às 16:08
Vem aí o trem bala serrano!
Os estudos e propostas para a implantação do Trem Regional na Serra é o tema noticiado em primeira mão na coluna de Oliveira Júnior desta semana.

Olá amigos do bem! Muitos de nós sabemos a importância que tiveram os trens passageiros em Santiago e região, e o que representaram os trens de carga. Fazendo um pequeno passeio ao coração do Rio Grande, Santa Maria, me chamou a atenção a ainda grande utilização dos trens cargueiros, transportando diversos produtos. Esse meio de transporte não deveria ter acabado na nossa terra, o Baita Chão. Meu fraterno abraço e reconhecimento aos ferroviários ou descendentes de ferroviários que pisam nesse amado chão.

Tenho uma excelente notícia. Meu filho Junior de Oliveira e eu, durante um cafezinho com o empresário Ari de Carvalho, Diretor do Grupo JR Investimentos, com seu filho Ari Junior, também diretor da referida empresa, cujo símbolo é uma águia, nos expôs o projeto de implantação do Trem Regional.

Através da  AUNE- Aglomeração Urbana do Nordeste do Rio Grande do Sul, em conjunto com outras entidades e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que promoveram o SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS - Seminário Trem e Desenvolvimento Regional em Caxias do Sul-RS.  O evento da Série A CIDADE NOS TRILHOS, lançada pela CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos desde 2005, vem discutindo o Trem Regional como indutor do desenvolvimento social, econômico, urbano, turístico e cultural. O seminário também apresentou uma visão mais ampla dos estudos e das propostas para o Trem Regional na Serra Gaúcha, assim como abordou as pontencialidades e perspectivas. Neste processo foram envolvidos os Governos Federal, Estadual e Municipais, a iniciativa privada, organismos de fomento e financiamento, políticos, técnicos, organismos de planejamento, etc. 

Agora, pela primeira vez, o evento aconteceu fora de uma capital e com enfoque em trem regional. SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS é o resultado da união e parceria de diversas instituições de abrangência regional: A AUNe  congrega 10 municípios da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Teresa e São Marcos); os Conselhos Regionais de Desenvolvimento - Coredes da Serra, Hortências e Campos de Cima da Serra, representando 48 municípios; as Associações de Municípios - Amesne, AMUCSER e AMSERRA, representando 60 municípios; Câmaras de Indústria, Comércio e Serviços da região; a Universidade de Caxias do Sul – UCS, a Faculdade da Serra Gaúcha – FSG e Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra, a  prefeitura de Caxias do Sul, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Ministério das Cidades e a AUNe foram os responsáveis pela organização do evento. Através dos meus amigos e empresários Ari de Carvalho e Arnildo, a gente tem acesso em primeira mão sobre tão importante tema.

Através dessa coluna, do Jornal Agora na Serra, do meu facebook, do Jornal Agora na Costa, pela rede Jac de rádio e pela Lefloyd Classic Radio, você muito saberá dessas novidades, pois que, hoje em dia todos estamos conectados com o agora.


Direto da Serra gaúcha, Oliveira Junior.