Notícias: Geral

Jaguari, a cidade das belezas naturais, completa hoje 97 anos

Estão previstas atividades para comemorar a data.

16 de Agosto de 2017 às 11:14
Foto: Wikipédia.
Foto: Wikipédia.

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, a cidade de Jaguari completa 97 anos de emancipação político-administrativa. Atividades estão previstas para comemorar a data.

Às 10h, a comunidade de Linha 6-São Roque, uma das primeiras comunidades religiosas locais, fará uma missão de ação de graças, seguida de almoço festivo. A partir das 14h, no Calçadão, numa parceria da prefeitura e da Unimed Santa Maria, ocorre a Mateada de Aniversário de Jaguari, com ações de promoção de saúde, espaços de recreação e corte e distribuição do bolo comemorativo à população.

Às 16h, haverá show com a dupla Arison e Emerson Martins, também no Calçadão.

Distante 400 quilômetros de Porto Alegre, a cidade está a 112 metros de altitude acima do nível do mar e conta com uma população de 11,3 mil habitantes. Emancipado em 16 de agosto de 1920, a economia do município é baseada na agricultura de pequenas propriedades, com forte destaque para a agricultura familiar. Em torno de 10 mil hectares são utilizados com culturas anuais. A pecuária ocupa uma área de 25 mil hectares.

O distrito de Jaguari foi criado pelo ato municipal de 15 de fevereiro de 1893, no então município de São Vicente do Sul. Neste mesmo ano teve início a construção da igreja matriz, projetada por Pelegrini e decorada pelo pintor Angelo Lazzarini, sendo colocado em uma das torres um grande relógio, ainda hoje em perfeito funcionamento. A igreja tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, e teve sua obra concluída em 1907.

Por volta de 1894, a população de Jaguari aproximava-se dos oito mil habitantes, cerca de 270 famílias. Neste período teve início a instrução publica com dois professores: Gregório Cony e Guilhermina de Lemos Javorski. Ainda neste ano, foi instalada a iluminação a querosene por particulares, o que deu grande impulso ao núcleo que se orgulhava do seu desenvolvimento.

Na sede do distrito havia 88 contribuintes do imposto de indústrias e profissões, e o comércio mantinha-se ativo com a capital e as demais cidades.

Em 1899, quando houve a encampação do serviço de iluminação publica, ocorreu, de forma festiva, a inauguração da ponte Júlio de Castilhos sobre o rio Jaguari. Assim como o sistema rodoviário, também o ferroviário foi uma constante preocupação do administrador da colônia, no que resultou na ampliação do ramal ferroviário de Dilermando de Aguiar até Jaguari.

O município de Jaguari foi capela curada em 12 de dezembro de 1889, passando a ser paróquia em 8 de dezembro de 1915. Em 16 de agosto de 1920, Jaguari foi elevada à categoria de município, possuindo quatro distritos: 1° - sede, 2° - Santo Izidro, 3° - Ijucapirama e 4° - Taquarichin. Seu primeiro intendente provisório foi o bacharel Miguel Chimiclewisk.

Jaguari constitui-se em um município com importantes potencialidades turísticas. Ao longo de sua história, recebeu nomes como Terra do Vinho, Terra da Imigração Italiana, Terra da Hospitalidade e Terra das Belezas Naturais. Essas denominações mostram o verdadeiro perfil local quanto as suas potencialidades turísticas, que atraem e cativam os visitantes.

Dentre os eventos que compõem o calendário cultural de Jaguari, destacamos os seguinte:

  • Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari - festival de música nativa, normalmente agendada para o verão, serve de palco para os compositores e cantores desta modalidade.
  • Feicoagro - Feira localizada no Clube de Caça e Pesca de Jaguari, mostrando todos comércio da região.
  • Carnaval - O carnaval de Jaguari é conhecido como "O maior e melhor carnaval da região" atraindo milhares de turistas todos os anos, e cada vez mais.

O município concentra um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFF). Localizada no distrito de Chapadão, a instituição já formou as primeiras turmas de Técnico em Informática, Técnico em Vendas e Técnico em Agroindústria. Novos cursos técnicos já estão previstos para o campus, além de licenciatura na área de Educação para o Campo.

Jaguari também possui o Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski, com Ensino Médio, a Escola Estadual Ijucapirama, no interior, além de seis escolas da rede municipal de ensino.

*Com informações do Diário de Santa Maria e Wikipédia.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral