Notícias: Geral

Preferência de comprar das empresas locais faz crescer a economia de Santiago.

Na avaliação do Sebrae, Santiago é também um dos municípios gaúchos que mais apoia o crescimento das micro e pequenas empresas por meio da margem de preferência.

25 de Agosto de 2016 às 11:05
Centro de Santiago. Foto Divulgação.
Centro de Santiago. Foto Divulgação.

Uma das metas da Administração Municipal era a de estimular maior participação das empresas locais no processo das compras públicas. E, por meio de um intenso trabalho de Gestão, nos últimos cinco anos houve um salto neste segmento, garantindo mais dinheiro circulando na economia santiaguense e evitando que "saia pra fora". Em 2012, o município possuia um orçamento de R$ 30 milhões para as compras públicas, sendo que apenas uns 5% desse valor ficava com as empresas locais que se habilitavam a disputar as licitações e pregões eletrônicos.

O ano de 2015 mostrou uma grande evolução, conforme apontado num estudo do Sebrae: a Prefeitura tinha mais de R$ 65 milhões para as compras públicas, sendo que 47% desse valor ficou com empresas da cidade. Um crescimento 19 vezes em comparação com 2012 e que evidencia o compromisso assumido pela Administração de valorizar e estimular principalmente o comércio, os serviços e a indústria local, possibilitando seu fortalecimento e a constante geração de empregos. Soma-se a isso o fato de que todas as compras públicas dispensadas de licitação em razão de pequeno valor são feitas em Santiago.

Margem de preferência

Na avaliação do Sebrae, Santiago é também um dos municípios gaúchos que mais apoia o crescimento das micro e pequenas empresas por meio da margem de preferência. Por meio desse mecanismo, os empreendedores locais tem uma margem de preferência de 10% acima do melhor preço em relação a participantes de outras regiões. A margem de preferência contempla micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, agricultores familiares e produtores rurais de Santiago e região. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral