Notícias: Geral

Luto: URI Santiago relembra a trajetória da professora Rosane Vontobel Rodrigues

URI decretou luto oficial de três dias, transferindo início do semestre letivo.

26 de Julho de 2016 às 15:18
Professora Rosane, em ciclo de Formação Continuada no câmpus Santiago, em março/Foto: NUCOM
Professora Rosane, em ciclo de Formação Continuada no câmpus Santiago, em março/Foto: NUCOM

Rosane Vontobel Rodrigues, a profª Rosane, como chamávamos, foi uma das professoras fundadoras da URI Santiago em 1992. Ela nasceu em Giruá, na região das Missões, mas, como ela mesma dizia, construiu sua vida em Santiago. Em 1991, chegou a receber o título de cidadã santiaguense, indicada pelo radialista Gibelino Minuzzi, na época vereador, título este, que ela honrava.

Rosane era graduada em Letras pela Universidade da Região da Campanha e mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Trabalhou por mais de 36 anos na URI em Santiago (antiga FAFIS). Foi professora alfabetizadora no Colégio Medianeira, professora estadual por mais de 30 anos, atuando em escolas como Isaías, Apolinário e Cristóvão Pereira e atuou ainda como supervisora municipal de educação na Secretaria Municipal de Santiago. Costumava dizer que sempre foi uma ‘professora das Letras’. Na URI Santiago, ocupou vários cargos: chefe de departamento, coordenadora de curso, diretora administrativa e diretora acadêmica. Antes de ser eleita pró-reitora, era chefe do Departamento de Letras da URI, pois a chefia deste departamento fica no câmpus Santiago.

Há seis anos, já no segundo mandato, ocupava o cargo de pró-reitora de ensino, residindo em Erechim, onde fica a Reitoria.

Era casada com José Ery Rodrigues, mãe do advogado Rodrigo Vontobel Rodrigues e irmã da colaboradora da URI Santiago, Rejane Vontobel.

A professora foi vítima de acidente de trânsito na terça-feira, 26 de julho, na BR 285, em Panambi. Ficaram feridos no acidente os colaboradores Cleusa Salete Boeira, Anelize Brod e Gerson Fernando Ferreira.
As comunidades URI e santiaguense estão enlutadas. Na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de julho, muitos colaboradores da URI Santiago e também das outras unidades estiveram com ela durante o Seminário de Formação Continuada para Gestores, na URI Frederico Westphalen. Ela era a organizadora destes seminários, que ocorriam anualmente em cada unidade da instituição.

Em entrevista à Rádio URI FM em março, ela declarou: “Meu grande sonho é que os professores do nosso país sejam valorizados, que a profissão readquira o respeito e a dignidade que devem ter”. Rosane Vontobel Rodrigues teve uma vida dedicada à educação, deixando um rico legado. Uma mulher visionária, atenta à vida universitária e suas necessidades, que jamais deixou de lado a doçura nas relações, nas palavras, nas atitudes.

Saudades eternas. 

Fonte: Núcleo de Comunicação/URI Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral