Notícias: Geral

Morre a primeira vítima suspeita de gripe A H1N1 em Santiago

João Alcione Schimitz Ramos, 31 anos, não fazia parte do grupo de risco e não havia se vacinado.

23 de Maio de 2016 às 19:07
Pacientes com gripe estão usando máscaras. Foto: Ieda Beltrão
Pacientes com gripe estão usando máscaras. Foto: Ieda Beltrão

Em Santiago, morreu a primeira vítima suspeita de gripe A H1N1. João Alcione Schimitz Ramos (conhecido como João Barulho), 36 anos, morava em Santiago, foi internado dia 20 de maio no Hospital de Caridade com todos os sintomas característicos da doença.

Conforme a diretora técnica do HCS, Sonia Nicola apesar de todos os procedimentos tomados pela Unidade de Terapia Intensiva ele não resistiu. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já fez a coleta de sangue a qual foi enviada nesse domingo a noite para o Lacen e o resultado deve ser divulgado até quarta-feira.

A vítima trabalhava no interior do município quando apresentou um quadro febril e respiratório grave. Ele não fazia parte do grupo de risco e não havia se vacinado. João Alcione foi sepultado na tarde desse domingo, no cemitério Paulo VI em Santiago.

A partir desta suspeita, todos os pacientes que derem entrada no pronto socorro com sintomas de gripe estarão recebendo máscaras. O Hospital de Caridade de Santiago conta com leitos de isolamento para atender às necessidades eventuais.


Em relação às sobras de vacina contra a gripe, cerca de mil doses, foram priorizadas para policiais e professores. Na manhça desta segunda-feira, 23, a procura foi intensa nas estratégias de saúde, sendo que em algumas delas as doses acabaram.

Apesar de atingir a meta de 80%, o prefeito Júlio Ruivo lamentou a ausência de aproximadamente 400 crianças na cobertura vacinal, descontando aquelas que foram vacinadas em clinica particular.

Lavar as mãos, arejar ambientes, usar lenço na hora de tossir ou espirrar, manter repouso quando estiver gripado, não compartilhar os mesmos objetos, estão entre as medidas de prevenção para todo o tipo de gripe.

Fonte: Rádio Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral