Notícias: Geral

Em Santiago, vacinação contra gripe inicia com filas nos postos

Campanha de vacinação contra a gripe no município inicia com apenas quatro mil doses.

25 de Abril de 2016 às 12:25
Filas no Centro Materno Infantil. Fotos: Ieda Beltrão
Filas no Centro Materno Infantil. Fotos: Ieda Beltrão
A vacinação contra a gripe H1N1 iniciou nesta segunda-feira, 25. Em Santiago o movimento já é intenso desde as primeiras horas da manhã. De acordo com informações de Regis Oliveira, coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, serão vacinadas 19.857 pessoas que integram o grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde.
 
A campanha de vacinação contra a gripe no município inicia com apenas quatro mil doses, considerado um número bastante reduzido se comparado ao número de pessoas a serem vacinadas.  As demais serão enviadas em quatro etapas, sendo a segunda no dia 21 de abril e as demais sucessivamente.
 
O quantitativo vai depender daquilo que for enviado pelo Estado. Cabe à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde dividir as doses que receber entre  32 municípios , para um público alvo de 188 mil pessoas. Regis Oliveira prevê que apesar disso,  poderá  sobrar doses durante o período da campanha, tendo em vista que muitas pessoas procuraram, antecipadamente, as clínicas particulares, alarmadas pelos casos registrados em São Paulo e no RS.
 
A vacina está disponível em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família e Centro Materno Infantil. O grupo prioritário é formado por crianças de 6 meses a 5 anos de idade; mulheres em qualquer período gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, trabalhadores em saúde dos serviços públicos  e privados,  população privada de liberdade  e funcionários do sistema prisional, pessoas entre 5 e 59 anos, portadoras de doenças crônicas e em situações especiais e agora, adolescentes  de 12 a 21 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas.
 
Regis lembra que o hipertenso, se não estiver outra doença associada, como diabetes ou respiratória, por exemplo, não se enquadra no grupo de risco.  O dia D da campanha de vacinação contra a gripe será dia 30 de abril.
 

 

Fonte: Rádio Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral