Notícias: Geral

Campanha, Envenenar animais é Crime deve ser permanente em Santiago

Iniciativa é do empresário Amilton Ferreira, que teve um de seus animais de estimação envenenado.

28 de Maio de 2015 às 14:53
Muitas pessoas buscam soluções para o bem estar dos animais. Foto: Ieda Beltrão
Muitas pessoas buscam soluções para o bem estar dos animais. Foto: Ieda Beltrão

Envenenar animais é crime e a pena de reclusão é de três meses mais multa. A pena acumula de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal. Em Santiago o empresário Amilton Ferreira, depois de passar pelo drama de envenenamento de um animal de estimação resolveu deflagrar uma campanha para coibir os casos que seguidamente vem ocorrendo na cidade.

Ferreira sugere que os proprietários registrem uma ocorrência policial na Delegacia de Polícia, atitude esta que pode ajudar e punir quem maltrata, abandona ou mata animais. Denúncias podem ser feitas diretamente para os telefones 0800 618 080 – Linha Verde – Ibrama; 190 Brigada Militar e 181 – disque denúncias.

O empresário, que também é rotariano distribuiu mil panfletos com estas informações e parece que já surtiu efeito na medida em que telefonemas anônimos prestados à polícia indicam nomes de possíveis envenenadores de animais. Ferreira considerou o envenenamento na cidade muito grave, pois crianças também podem se tornar uma vítima, principalmente quando do uso da estricnina (alcalóide cristalino muito tóxico. Bastante usado como pesticida, principalmente para matar ratos. Porém, devido à sua alta toxicidade, não só em ratos, mas em vários animais e também ao homem, o seu uso é proibido em muitos países).

O empresário sugere as pessoas que conversem com os proprietários quando se sentirem incomodadas por cães ou gatos, considerando desnecessária a prática do uso de veneno para eliminar os bichos de estimação. Várias instituições aderiram à campanha – "Envenenar animais é Crime" que deve ser permanente na cidade de Santiago. 

Fonte: Rádio Santiago.

Comentários

Mais Notícias: Geral