Notícias: Geral

Som acima do normal será fiscalizado com mais intensidade em Santiago

Também será verificado se as empresas que trabalham com sonorização estão com o alvará em dia.

20 de Novembro de 2014 às 09:20
Mais tranquilidade nas ruas de Santiago. Foto: Ieda Beltrão
Mais tranquilidade nas ruas de Santiago. Foto: Ieda Beltrão

Som acima do normal será fiscalizado com mais intensidade na cidade de Santiago. Quem gosta de exagerar no volume do som automotivo, de propaganda, em lojas, residências ou apartamentos deve ficar atento a partir de agora. O Ministério Público de Santiago sugeriu a prefeitura a realização de uma campanha de conscientização no sentido de controlar a poluição sonora na cidade, incluindo todos os meios possíveis de som.

Em reunião realizada na última terça-feira, na prefeitura com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Brigada Militar, Divisão de Trânsito, Secretaria de Gestão e Fiscalização da Prefeitura, ficou decidida a elaboração de folhetos educativos, constando, inclusive, o limite permitido por lei do decibéis permitido, bem como a penalização para quem descumprir. Também será verificado se as empresas que trabalham com sonorização estão com o alvará em dia.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Tadeu Machado, a fiscalização ficará a cargo da Prefeitura e Brigada Militar, que se utilizarão do decibelímetro para verificação do som que está sendo utilizado na cidade quando for considerado em exagero, ou em fiscalização de rotina.

Foi sugerido pela Brigada Militar que inicialmente trabalhe a conscientização para conter o exagero e se realize aferições de rotina sem gerar notificação, seja em veículos, carros de propaganda sonora e som em lojas ou em residências, quando denunciados. Machado informou, tomando por base a Brigada Militar que até então a fiscalização apreendia o som dos carros, considerado um dos maiores poluidores quando em excesso, mas a determinação existente no momento é de apreensão do veículo.

Machado comentou que tão logo os folhetos educativos estejam prontos, será usada uma sexta-feira para distribuição deste material pela Brigada Militar, Divisão de Trânsito e Fiscalização da Prefeitura. Deixou claro que o objetivo é evitar excessos, reafirmando que o uso de som, dentro dos patamares permitidos não causa nenhum problema para a cidade. 

Fonte: Rádio Santiago.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral