Notícias: Geral

Teve início o XX SIIC na URI
21 de Outubro de 2014 às 19:39
Diretores do Câmpus, Jorge Padilha, Francisco Gorski e Michele Noal Beltrão com o reitor e pró-reitor   (Fotos: Lucas Esmolareck)
Diretores do Câmpus, Jorge Padilha, Francisco Gorski e Michele Noal Beltrão com o reitor e pró-reitor (Fotos: Lucas Esmolareck)

Foi aberto às 14h30min desta terça-feira o XX Seminário Institucional de Iniciação Científica, o XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, o XII Seminário de Extensão e o II Colóquio Tecnológico da URI- COLTURIS.

 
Logo na abertura, ocorreu um momento cultural a cargo da Trupe Musical Teatral FAPEM, de Santa Maria, a qual, sob a coordenação da professora Claudia Belochio, apresentou o espetáculo Os Saltimbancos, musical infantil.
 
Apresentação artística abriu a solenidade
 
A diretora acadêmica da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão, falou que nestes dois dias será possível estreitar vínculos com diversas ciências, fortalecendo ainda mais as ações extensionistas. Disse que o momento é para refletir o tema proposto: Universalização da ciência como difusão do conhecimento,  “humanizando nossos caminhos acadêmicos”, disse ela.
 
Michele salientou serem dois dias para estreitar vínculos
 
Em sua fala, o pró-reitor de pesquisa, extensão e pós-graduação, professor Giovani Palma Bastos, parabenizou o Câmpus Santiago pela organização, salientando ser o SIIC o maior evento científico da Universidade. Giovani destacou que são 81 grupos de pesquisa na URI e 200 linhas de pesquisa, sendo que desde 1994 a Universidade financia projetos de iniciação científica. O pró-reitor salientou que a pesquisa e a extensão fundamentam o papel de uma Universidade.
 
Pró-reitor Giovani em seu pronunciamento, trazendo dados sobre a pesquisa na URI
 
O pronunciamento final na abertura foi do professor Luiz Mário Silveira Spinelli, reitor da URI. Quando assumiu, em 2010, entendeu que alguns eventos deveriam ser prestigiados de forma firme e forte, como o SIIC. Spinelli cumprimentou a direção do Câmpus, o coordenador do evento, professor Olivio Bochi Brum, e de forma especial, os acadêmicos bolsistas, salientando que as bolsas nada mais são do que um estímulo ao trabalho, à busca: “o mundo é realmente do conhecimento e a gente tem que buscá-lo incessantemente”. O reitor falou muito em união, pois, para ele, o seminário une. “Somente unidos teremos condições de ir em frente”.
 
Spinelli salientou, na abertura, que o evento já é um sucesso
 
O coordenador do SIIC, professor Olivio, estima que nestes dois dias circularão pelo Câmpus em torno de 800 alunos.
 
Acadêmicos de outras unidades da URI e de demais instituições de ensino superior começaram a chegar em torno das 13h
 
Das 15h30min às 16h30min, aconteceu a conferência de abertura com o tema “Iniciação à Pós-Graduação- Um pilar que se constrói com discentes e docentes”, com o doutor Fauze Anaissi, da Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO, do Paraná.
 

Fonte: Núcleo de Comunicação URI- Santiago

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral