Notícias: Geral

Prefeito de Jaguari tem o mandato cassado

Julgamento do processo de cassação foi julgado em segunda instância nesta segunda-feira, no TRE-RS.

29 de Setembro de 2014 às 23:48
João Mario Cristofari, prefeito de Jaguari Foto: Arami Fumaco / especial
João Mario Cristofari, prefeito de Jaguari Foto: Arami Fumaco / especial

O prefeito de Jaguari, João Mario Cristofari (PMDB), teve o mandato cassado. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) na tarde desta segunda-feira. Como a decisão é de segunda instância, Cristofari ainda pode recorrer.

Na primeira instância, foram cassados também o vice-prefeito, Sidinei Santos (PT), além do vereador Eudo Callegaro Tambara (PMDB). Antônio Carlos Dapieve (PMDB), que foi candidato à Câmara e que ocupava vaga de suplente, também foi cassado. Callegaro e Dapieve foram cassados por compra de votos, já o viceprefeito perdeu o cargo por fazer parte da chapa vencedora da eleição e que teria sido beneficiada pelo crime eleitoral. O TRE confirmou a decisão da primeira instância.

:: Justiça cassa prefeito de Jaguari

— Nós vamos recorrer, sim, só estou esperando a publicação da decisão para preparar o recurso. Não tem provas concretas contra mim, a mesma pessoa que denuncia é a testemunha — diz o prefeito, que é acusado de compra de votos.

A ação que foi movida pela coligação adversária de Cristofari na eleição passada e acusa Cristofari, o seu vice e um vereador de compra de votos, indicando três situações em que o crime teria sido cometido. Conforme o prefeito, somente uma das ocasiões continua sendo apontada pela Justiça.

O julgamento no TRE ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira. Com a decisão, Cristofari será afastado do cargo, assim como o seu vice e os dois vereadores condenados. Na prefeitura deve assumir a presidente da Câmara de Vereadores, até que seja convocada nova eleição. Para preencher as vagas no Legislativo, deve ser calculado, pelo quociente eleitoral, qual partido tem direito às vagas.

Conforme o chefe do cartório eleitoral de Jaguari, Marcelo Eduardo Nascimento da Silva, a decisão ainda não foi publicada e também ainda não foi definido um prazo para ocorrer nova eleição na cidade. 

Fonte: Diario de S.M.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral