Notícias: Geral

Diretor Administrativo do GHS responde questionamento sobre a situação da ocupação de leitos

Transferência do paciente que faleceu ontem em Alegrete foi alvo de questionamentos de nossos leitores.

18 de Julho de 2020 às 11:45
Na manhã deste sábado, 18, dos 10 leitos da CTI, 08 estavam ocupados. Segundo Ruderson, não estamos quase tendo vagas em CTI, mas não é de hoje, sempre foi assim.
Na manhã deste sábado, 18, dos 10 leitos da CTI, 08 estavam ocupados. Segundo Ruderson, não estamos quase tendo vagas em CTI, mas não é de hoje, sempre foi assim.

A publicação da notícia do segundo óbito em Santiago em decorrência do Coronavírus na nossa página do Facebook suscitou diversos questionamentos por parte de nossos leitores. Isto porque o paciente José Pedro Pedrolo, de 85 anos, veio a falecer no começo da tarde de sexta, 17, na CTI da Santa Casa de Alegrete, para onde havia sido transferido, após ter sido hospitalizado em Santiago (a transferência foi necessária por estar lotada a CTI do GHS).

O Santiagonews questionou o Diretor Administrativo do Grupo Hospitalar Santiago (GHS), Ruderson Mesquita Sobreira, com relação à situação da ocupação dos leitos. Na manhã deste sábado, conforme respondeu Ruderson, a ala Covid-19 do GHS estava com 02 pacientes confirmados e 01 sob suspeita, o que representa 42% da ocupação geral. Já na CTI, dos 10 leitos, 08 estavam ocupados,sendo que somente 03 estavam utilzando respirador (o GHS está equipado com um total de 16 respiradores). Dois dos leitos da CTI são de isolamento para pacientes diagnosticados com Covid-19.

Especificamente com relação ao caso do Sr. José Pedro, na época não havia vagas na CTI, por isso foi necessário fazer a transferência para Alegrete. Aliás, conforme informou Ruderson, "Não estamos quase tendo vagas em CTI, mas não é de hoje, sempre foi assim".

Conforme levantamento do Santiagonews, isto não chega a ser preocupante, uma vez que desde o total da pandemia, poucos casos foram considerados de maior gravidade, necessitando de cuidados mais intensos.

Questionado se os dois óbitos registrados em Santiago poderiam ser critérios determinantes para a confirmação da classificação de bandeira vermelha atribuída a região de Santa Maria em mapa preliminar divulgado pelo governo do Estado, nesta sexta, 17, Ruderson respondeu que desconhece com 100% de exatidão como é feita a avalição por parte das autoridades estaduais.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral