Notícias: Geral

Foi um verdadeiro sucesso a retomada dos carnavais de clubes em Santiago

Bailes carnavalescos promovidos pelo mais diversos clubes de Santiago contaram com excelente público.

26 de Fevereiro de 2020 às 15:15
Tradição resgatada: bailes de carnaval ao estilo de antigamente tiveram excelente público (na imagem, do centro para a esquerda, Carnaval Solidário do Clube União; do centro para a direita, Carnaval do GSSGS.
Tradição resgatada: bailes de carnaval ao estilo de antigamente tiveram excelente público (na imagem, do centro para a esquerda, Carnaval Solidário do Clube União; do centro para a direita, Carnaval do GSSGS.

A antiga tradição dos clubes santiaguenses de promoverem bailes memoráveis de carnaval parece ter sido resgatada em definitivo nesse ano de 2020 e voltado com toda a força para se manter viva ao longo dos anos vindouros. Graças à mobilização e empenho de foliões nostálgicos que tiveram a oportunidade de vivenciar os bons e velhos carnavais de antigamente, além do apoio dos presidentes de clubes, diversas entidades de Santiago promoveram seus bailes carnavalescos.

Enquanto que milhares de foliões rumaram para o agitado carnaval de rua de Jaguari, outros tantos preferiram ficar em Santiago e se divertir nos bailes carnavalescos de salão, optando pela segurança e tranquilidade, além de recuperar uma tradição antiga e que há muito tempo não se via mais. Blocos de salão, as tradicionais marchinhas de carnaval e suas letras hoje consideradas politicamente incorretas, muito confete, serpentina, lantejoula e glitter, fantasias dos mais diferentes tipos e personagens e, sobretudo, pessoas felizes, foram os ingredientes do sucesso da retomada do carnaval tradicional em Santiago. 

Clubes como o União Santiaguense, Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, dos Trinta, São Vicente e Sete foram as entidades que promoveram bailes de carnaval nesse ano, sendo que todos os eventos contaram com excelente público. No que tange a programação carnavalesca do Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, há que se destacar a realização de um matinê para as crianças na tarde de terça-feira, 25.

E já que estamos falando em carnaval, o quesito originalidade vai para o grupo de amigos que planejou durante dois anos e uniu esforços para promover o Carnaval Solidário no Clube União. A ideia foi abraçada pelo presidente do clube e contou com a simpatia de diversas entidades e pessoas, promovendo o resgate dos tradicionais carnavais de clubes em Santiago e destinando a totalidade da renda obtida em prol do Asilo Santa Isabel e APAE Santiago. Segundo informações dos organizadores, o Carnaval Solidário do Clube União teve um público de 800 pessoas, todas pagantes e parte do valor arrecado (20 mil reais) já foi depositada na última quinta-feira, 20 de fevereiro, para as entidades beneficiadas. O valor total em renda ainda está sendo apurado, mas ainda deve gerar uma soma entre 5 à 10 mil reais, que igualmente se destinarão ao asilo e a APAE. E a coisa não parou por aí... A Associação de Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago (ARPES) foi a terceira entidade beneficiada com o Carnaval Solidário 2020, através do reaproveitamento de alguns materiais e outros resíduos que geraram renda e desenvolvimento para as 36 famílias que trabalham na associação. E a distribuidora de bebidas Zanga, responsável pela copa do evento, comercializou 2.376 latões de cerveja, sendo que R$ 1,50 de cada unidade se somarão à arrecadação em prol do Asilo Santa Isabel e APAE Santiago.

E assim foi o carnaval de 2020 em Santiago, que com toda a certeza tem tudo para ficar marcado na história e na memória dos foliões.

 

Por Marcos Contreira.

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral