Coluna: Geral RS

RS tem 1,3 mil casas danificadas e segue em alerta para cheias
08 de Outubro de 2015 às 19:40
Chuvarada atingiu cidades da região central como Mata Foto: Alvaro Taschetto / Arquivo Pessoal
Chuvarada atingiu cidades da região central como Mata Foto: Alvaro Taschetto / Arquivo Pessoal

A combinação de chuva, granizo e vento que danificou pelo menos 1,3 mil casas, desalojou famílias e interrompeu estradas nesta quinta-feira poderá trazer ainda mais prejuízos aos gaúchos.

Como o mau tempo deve se prolongar até o começo da próxima semana, a Defesa Civil entrou em estado de alerta e já começou a remover pessoas de zonas mais suscetíveis a alagamentos como forma de prevenção. A chuva poderá voltar com força ao Estado no domingo.

Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil no final da tarde, 1.350 residências sofreram algum dano como alagamento ou destelhamento, e 555 pessoas haviam sido desalojadas (estavam na casa de parentes ou conhecidos) ou estavam desabrigadas (com necessidade de auxílio do poder público). O temor era de que a água acumulada principalmente na região central do Estado escoasse ao longo da madrugada desta sexta-feira para zonas alagáveis de vales como os do Caí, do Sinos e do Taquari.

— À medida que a água se desloca, os cursos de água começam a encher e pode haver enchentes. Por isso, estamos em alerta máximo em cidades como São Sebastião do Caí e Montenegro — afirma o chefe da Divisão Administrativa e de Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Alexsandro Goi.

Temporal desabriga famílias e bloqueia estradas em Santa Maria e região

Um número não informado de famílias já começou a ser removido de áreas ribeirinhas em São Sebastião do Caí. Municípios metropolitanos como Esteio e Sapucaia do Sul também estão em situação de alerta. Em Santa Maria, em apenas um dia choveu mais do que o esperado para todo o mês — os 181 milímetros registrados em 24h superaram a média mensal de 128 milímetros e fizeram da cidade gaúcha o segundo lugar onde mais choveu no mundo na quinta-feira. Somente em uma ilha de Bangladesh a precipitação foi maior.

Em Santiago, cerca de 600 casas foram afetadas por granizo. O mau tempo também interrompeu estradas como a RSC-287, que liga Santa Maria a Porto Alegre, devido à interdição de uma ponte sobre o Arroio Figueira. Como a liberação deve ocorrer dentro de cerca de 10 dias, é necessário recorrer a desvios. 

Fonte: Zero Hora.

Mais artigos de Geral RS