Coluna: NOTÍCIAS DO BRASIL E MUNDO

Morre menina de 7 anos que pediu rim de presente em cartinha ao Papai Noel
20 de Julho de 2022 às 13:24
Yasmim Vitória foi diagnosticada com síndrome nefrótica — Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
Yasmim Vitória foi diagnosticada com síndrome nefrótica — Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Yasmim Vitória Miranda, de 7 anos, morreu nesta segunda-feira (18), após anos na fila de espera por um transplante de rim. No Natal, nos aniversários, Dia das Crianças e em outras datas, a garota tinha um único pedido: ter um rim novo.

A menina fez até uma cartinha ao Papai Noel pedindo pelo transplante, mas não conseguiu realizar o sonho.

Sem poder trabalhar para se dedicar aos cuidados com a saúde da filha, Fabiane Miranda, de 29 anos, passou os últimos sete anos em dedicação integral à Yasmin. A mãe afirma que teve como recompensa o sorriso e a vontade de viver da menina.

Com um ano de idade, os sintomas apareceram em forma de inchaço e crises renais, o que despertou alerta dos pais. A menina passou por diversas avaliações médicas até ser diagnosticada com síndrome nefrótica, que é uma doença renal, de evolução crônica que afeta vários órgãos e sistemas.

“Você não podia me deixar aqui sozinha 💔😭”, disse a mãe em uma publicação.

Ao g1, Fabiane lamentou a demora na fila de espera por um rim e a falta de atendimento adequado em Mato Grosso do Sul. “Se tivesse tratamento aqui ela talvez não precisasse esperar tanto para transplantar. Mato Grosso do Sul depende de outros estados para dar continuidade no tratamento dos nossos pequenos”, disse.

Em sete anos de vida, a pequena Yasmim realizou mais de 10 procedimentos cirúrgicos. Entre idas e vindas de hospitais, a menina passou mais de 70 dias internada no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU) de Campo Grande.

Fonte: Observador Regional, com informações do G1.

Mais artigos de NOTÍCIAS DO BRASIL E MUNDO